sábado, 6 de dezembro de 2008

A Parede é Verde!!!

É incrível como a pessoa que está num país que não é o seu de origem, ouve sempre questões do género: "Gostas de cá?"; "Onde preferes viver: cá ou na tua terra?"; "Sentes saudades de lá?" Enfim, essa talvez seja uma maneira menos trabalhosa de iniciar uma conversa, um modo de saber se vamos falar bem ou mal do lugar onde vivemos, ou simples curiosidade, não sei... O facto é que me deparo frequentemente com essas perguntas. Não é que me incomodem muito, não. Apenas repito, invariavelmente, as mesmas respostas, e isso é que talvez já canse um bocadinho.
Bem, então lá vai outra vez, para quem ainda duvidava: Gosto muito de Portugal e da sua gente! Gosto muito de cá estar, de trabalhar cá, de viver cá, de conviver cá... Gosto! Acho que se não gostasse, já tinha ido embora há muito.
Saudades "de lá"? Claro! Mas quem não sente saudades de alguma coisa na vida? E qual é o mal em sentir saudades? Aliás, a saudade é um sentimento super-saudável! Sim, porque ninguém sente falta de coisas más, não é? Então, sentirmos saudades, é uma confirmação viva de que vivemos coisas boas!
Bem, mas já que estou nessa de esclarecer o que sinto por Portugal, repito que amo o seu povo! Quero dizer, eu gosto de gente de um modo geral (sou um animal muito, muito social... e, talvez por defeito profissional, gosto imenso de observar as pessoas), e em Portugal, de Norte a Sul (ou de Sul a Norte... dependendo de quem vem ou de quem vai...), o povo é interessante, a sua cultura é fascinante, o seu modo de estar é encantador!
Voltando ao meu querido Porto, do qual já falei aqui muito an passant, permitam-me recordar aquela mesma noite de Fevereiro, ainda na Livraria Lello...
Como eu disse, chovia muito. O acolhimento caloroso lá de dentro contrastava com o frio que fazia lá fora.
Era quase hora de fechar, já tínhamos feito as nossas compras, o estómago nos avisava que seria uma boa altura para jantarmos, e resolvemos pedir indicações ao vendedor sobre onde se podia comer bem.
Conversando com ele estava um cliente (pareciam conhecidos ou amigos de longa data) que, aquando da conversa sobre África e escritores africanos, também deu a sua opinião. Foi ele quem respondeu ao nosso pedido de informação. Disse-nos qualquer coisa como:
- Gosto muito do Cafeína, um restaurante que fica na Foz... sou cliente assíduo... sou gourmet e gosto de um prato bem confeccionado. Tenho a certeza de que vocês não se vão arrepender.
Ainda brincou:
- Ah, não se preocupem, não ganho nada em indicar a casa... sou só um cliente.
E completou:
- Não é obrigatório, mas é sempre bom fazer reserva... Se quiserem, eu tenho cá o telefone.
Nós agradecemos, e dissemos que queríamos, mas qual não foi a nossa surpresa, quando o vimos telefonar do seu próprio telemóvel, e fazer-nos a reserva!
É assim a gente do Porto (acho que do Norte em geral): solícita, simpática, bem intencionada. É também isso que eu gosto em Portugal.
Bem, mas lá fomos nós, seguindo as indicações do nosso novo amigo.
À chegada, deparámo-nos com uma casa restaurada do início do século passado, cujo espaço interior, divido em duas salas, apresentava uma decoração sóbria e elegante, com uma iluminação discreta. A cozinha é do tipo internacional, com raiz portuguesa e alguns traços de influência francesa. Resumindo: um encanto!
A dada altura da conversa, ao olhar em volta e observar o requinte da decoração, comentei que gostava da cor preta da parede. Vi vários olhos a virarem para mim, até que o Fernando perguntou, surpreso:
- Estás a falar a sério?
À minha confirmação, ele disse:
- Etã... a parede é verde!!!
E não é que era mesmo!? Podem comprovar abaixo... O meu engano deve-se ter devido aos óculos... Esperem! Mas eu não uso óculos...

1 comentário:

  1. acho que tens uma boa capacidade narrativa, mas falta uma ponta de ironia ou de conclusão, para percebermos o alcance do momento vivido.
    A continuares assim creio que mais tarde ou mais cedo surgirá uma obra literária. aplaudo desde já a tua iniciativa

    ResponderEliminar

Olá, amigo ou amiga do Etã Sobal Olhares! Deixe aqui a sua opinião... terei imenso prazer em ler e publicar! Obrigada.