terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ano Novo, Vida Nova!

Com ou sem crise, como em todos os Dezembros, a expectativa é de que o novo ano seja melhor. Sempre foi assim, porque o ser humano (graças a Deus!) tem uma incrível capacidade de sonhar (o poeta já dizia: “o sonho comanda a vida…”, não é?). E é nesse sentido que o ano de 2009 vai andar...
Poderia aqui citar as coisas boas ocorridas em 2008 (porque houveram), mas o que interessa é o que pode ficar melhor, ou o que pode ser “concertado”. Sim, porque correndo o risco de parecer utópica, acredito que tudo tem concerto (até as pessoas). Penso, tal como o poeta, que é preciso viver o sonho e a certeza de que tudo o que está mal vai mudar, vai avançar, vai melhorar, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver, e nas mãos de quem sabe fazer acontecer.
Mas o que tivemos em 2008, então? Reformas políticas, reformas na lei, crise económica, aumento da criminalidade, secas, inundações, doenças, desemprego, exclusão social, abandono e maus-tratos a menores, violência doméstica…
E o que poderá ser diferente em 2009? Acredito que tudo! Sim, tudo mesmo. Porque a mudança dependerá de cada ser humano que tem capacidade para apontar o que está mal, farta-se de reclamar e, muitas vezes, permanece parado, inerte, a ver o que é que “aquela gente que está lá em cima vai fazer pelo povo”.
É certo que sem igualdade social o crescimento económico deixa de ser sustentável. Se os cidadãos não tiverem oportunidades disponíveis, os mercados trabalharão unicamente para uma minoria rica. Isto significa que é necessário proporcionar a todos acesso à educação, à saúde e a um trabalho digno.
Actualmente, e cada vez mais, as pessoas concordam que a pobreza num lugar qualquer é pobreza em todas as partes. Necessitamos de um sistema baseado nos direitos humanos, na igualdade e na justiça social. Para isso, o papel das associações da sociedade civil, dos profissionais de todas as áreas, da população em geral, é muito importante. O futuro está nas nossas mãos, não nos devemos posicionar como espectadores!
Anualmente a União Europeia escolhe um tema com o objectivo de sensibilizar o cidadão e chamar a atenção dos governos nacionais para as questões com ele relacionadas. Por mais abrangentes que sejam os temas eleitos, eles são o reflexo das preocupações das organizações europeias e dos Estados-Membros. Em 2009 (a partir de 7 de Janeiro), teremos o Ano Europeu para a Criatividade e a Inovação, através da Educação e da Cultura.
A UE defende que uma abordagem criativa é a chave do sucesso numa economia global. A inovação é uma parte essencial tanto do pacote de medidas da Comissão como do seu plano de relançamento da economia europeia. Assim, a Europa é “chamada” a desenvolver o seu potencial criativo. Em particular, os cidadãos europeus se devem mostrar abertos à mudança, estarem receptivos a estratégias inovadoras e, principalmente, serem actores dessa mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, amigo ou amiga do Etã Sobal Olhares! Deixe aqui a sua opinião... terei imenso prazer em ler e publicar! Obrigada.