terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval

Engraçado como quase toda a gente com quem contactei nos últimos dias me perguntou se eu ia ao Brasil pelo Carnaval. A equação é simples: Brasileiros gostam de Carnaval. Eu sou brasileira. Logo, eu gosto de Carnaval. Bem, mas a lógica nem sempre funciona comigo, e venho cá a público informar que, decididamente, não gosto de Carnaval. Não é que não goste de uma boa farra. Sou a Rainha das Farras. Quem foi à minha última festa de aniversário (40 aninhos, heim?) comprovou que gosto de dançar, gosto de samba, gosto de pular, cantar. Também não tenho nada contra fantasias e máscaras (no Dia das Bruxas até vesti a minha “segunda pele” e fiquei uma bruxinha toda jeitosa). O meu problema é com o que está por trás do Carnaval (especialmente do Carnaval brasileiro): pessoas (normalmente muito pobres) que passam o ano costurando uma fantasia caríssima (e usam muitas vezes dinheiro precioso que não têm) para usar num único dia, pessoas a cair de bêbadas andando pelas ruas (achando que isso é diversão), a exposição desnecessária, gratuita e banalizada do corpo, enfim. Poderia passar aqui um bom tempo a citar razões para não gostar da festa em si. Mas gosto do feriado, gosto de o aproveitar para descansar, viajar e (porque não?) sambar quando toca a música certa. E dizem que eu até sambo bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, amigo ou amiga do Etã Sobal Olhares! Deixe aqui a sua opinião... terei imenso prazer em ler e publicar! Obrigada.