domingo, 24 de janeiro de 2010

Welcome

As sessões do Cine Clube de Viseu continuam a acontecer todas as terças-feiras no auditório do IPJ.
No passado dia 12, fui lá conferir uma delas.
Confesso que fui porque a sessão era uma parceria com a REAPN e porque o Zé Machado me convidou, mas fiquei 100% satisfeita.
O filme? Welcome, um filme francês (de Philippe Lioret) de 2009, premiado na Europa e que retrata a questão da imigração de uma maneira bastante tocante e real.
É a história de Bilal, 17 anos, que deixou o Iraque depois de a sua namorada ter emigrado para o Reino Unido. Vive uma viagem aventureira a pé pela Europa só para a voltar a ver. No Norte de França, a caminhada chega abruptamente ao fim, porque ele é descoberto a tentar viajar clandestinamente para a Inglaterra dentro de um camião. Bilal e Mina estão separados pelo Canal da Mancha – o mais movimentado do mundo. O jovem então conhece um nadador que, actualmente, é professor de natação (Simon) na piscina local, onde ele passa a treinar com o objectivo de passar o Canal. Simon queria impressionar a ex-mulher, mostrando que tem valores e que se preocupa com os outros, mas acaba por se envolver realmente com o rapaz e ajuda-o até onde pode.
Um filme intenso, profundo, real (mais do que muitos pensam). Trata de justiça, de direitos humanos, de humanidade. Vale mesmo a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, amigo ou amiga do Etã Sobal Olhares! Deixe aqui a sua opinião... terei imenso prazer em ler e publicar! Obrigada.